Audiometria

Audiometria



A audiometria, serviço oferecido pela Clínica Multiclin, em Salvador, Bahia, é um exame que avalia como está a audição do paciente. A audiometria serve para diagnosticar ou não a perda auditiva, mesmo que em pequeno grau, e determinar se o paciente irá ou não precisar utilizar um aparelho auditivo.  Existem dois tipos de audiometria. São elas:

Audiometria tonal

Feita através de via aérea ou via óssea, a audiometria tonal permite que o grau e tipo de perda auditiva sejam avaliados.

Audiometria vocal

Na audiometria vocal, é avaliada a capacidade de compreensão da voz humana pelo paciente.

Como é feito o exame?

O exame é feito de forma simples e indolor. Durante o procedimento, o paciente ficará dentro de uma cabine acústica isolada dos sons do ambiente, onde será visto pelo médico através de um vidro.

O paciente irá se comunicar com o médico através de gestos, utilizando um fone de ouvido e um microfone. Na ocasião, o paciente deverá repetir as palavras ditas pelo profissional de saúde e, em momentos determinados pelo especialista, deverá sinalizar e/ou falar a respeito dos sons que ouviu, para que haja a avaliação da sua capacidade de detectar e distinguir os sons.